Mas, afinal, o que é uma Impressora 3D?

A impressora 3D é uma máquina ou equipamento utilizado para imprimir peças a partir de um modelo digital criado com a ajuda de um computador. Geralmente as impressoras utilizam um tipo de plástico para criar peças diversas, tais como, miniaturas de personagens, estátuas, vasos e todo o tipo de produto que se possa modelar em 3D.

A impressora 3D se parece um pouco com as impressoras convencionais, que imprimem textos ou desenhos em folhas de papel. Nesse processo, a impressora deposita tinta em pontos específicos formando palavras ou ilustrações, mas tudo fica chapado em uma folha plana. Agora, imagine que um equipamento pudesse depositar o material camada por camada fazendo com que ele tivesse volume. É isso o que uma impressora 3D faz!

Para que serve uma impressora 3D?

As impressoras 3D servem para produzir objetos personalizados de maneira simples, rápida e com um preço acessível. Elas foram desenvolvidas pensando na possibilidade de produzir produtos altamente personalizados ou protótipos que ajudam a avaliar a conformidade de um produto antes da produção em série.

Dentro da indústria, as impressoras 3D fazem parte de um conjunto de processos conhecidos como “manufatura aditiva” ou “fabricação aditiva”. Ela também é associada ao que denominamos Indústria 4.0, uma modernização das técnicas produtivas que permitem a fabricação de produtos personalizados com custo reduzido.

Além disso, as impressoras 3D estão cada vez mais integradas ao nosso cotidiano. Hoje em dia é possível ter uma impressora em casa para fabricar pequenas peças para manutenção de produtos, objetos de decoração, moldes e próteses odontológicas e médicas, moldes para jóias, protótipos de arquitetura e engenharias, miniaturas de jogos, entre outros.

Como funciona uma Impressora 3D?

As impressoras 3D funcionam criando várias camadas de material sólido uma sobre a outra a partir de orientações que ela recebe de um arquivo criado em um computador.

Para que esse processo seja possível, precisamos passar por três etapas básicas:

  • Modelagem 3D – criação de um objeto digital tridimensional;
  • Fatiamento – separar esse objeto 3D em milhares de camadas muito finas;
  • Impressão 3D – o arquivo com o modelo é enviado para a impressora que realiza o processo de depositar camada sobre camada colando uma na outra.

Mas você nem precisa saber modelar em 3D para ter uma impressora. Hoje em dia existem muitos sites e comunidades que disponibilizam as mais variadas peças para você imprimir em casa. Confira nosso artigo sobre os 5 melhores sites para baixar modelos 3D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *