Para que uma Impressora 3D funcione é necessário o uso dos filamentos. Este material é o ingrediente principal na sua impressora 3D. Sua definição formal é monofilamento plástico e ele é fornecido normalmente em carretéis de 1kg, podendo ser encontrado também em porções menores de 0,5 e 250g.
Hoje, no mundo das impressoras 3D, dois são os filamentos mais utilizados.
Estamos falando do ABS e do PLA. Existem vários outros tipos de materiais que iremos abordar em outras oportunidades. Na sua grande maioria materiais para funções especificas. Como este mercado é muito dinâmico, nesse momento, por exemplo, algum material novo está sendo criado. Como a ideia aqui é falarmos dos mais usados, iremos nos ater na dupla dinâmica mesmo.
Sendo assim, vamos ao que interessa:
(inserir tabela, como imagem)
Título: Cuidar do filamento é essencial para um resultado perfeito
Às vezes nossas impressões começam a ficar um pouco diferente das que estamos acostumados e um dos motivos pode ser a umidade no filamento. Principalmente em PLA, a umidade é um fator muito importante que devemos ter atenção. A umidade pode gerar problemas para utilização em impressoras 3D.
Quer saber como perceber problemas e evitar complicações?
Uma das formas mais fáceis de perceber esse fenômeno no PLA é dobrar o filamento. O comportamento correto do filamento seria deformar durante a dobra e não romper. Se ocorrer o rompimento imediato, isso pode ser um sinal de que o filamento adquiriu umidade.